Com o início do processo da declaração de Imposto de Renda para Pessoa Física 2023 (Ano base 2022) os associados da APRAM já podem realizar a entrega da documentação de forma presencial de segunda a sexta das 07:00 às 12 horas, à Rua Quincas Cravo, 190, Bairro Abolição III ou através do e-mail institucional (apramrn@gmail.com). O prazo para recebimento da documentação pela associação vai até o dia 24 de maio. Quem optar pela entrega via e-mail realizar confirmação com a secretaria da entidade para se certificar que a documentação está completa.
Os associados que já declaram pela entidade e que não alteraram dados bancários, endereço, estado civil e número de filhos, precisam informar CPF, matrícula funcional, telefone de contato, trazer o Informe de Rendimentos da fonte pagadora (Governo do RN), informe emitido pelas agências bancárias em que possuem conta com demonstrativo de empréstimos e financiamentos, comprovante de aquisição de bens (carros, imóveis, etc). Para imóvel não esquecer o número de inscrição Municipal (IPTU), se registrado no cartório trazer o número da matrícula do imóvel e nome do cartório, além das despesas com saúde e educação. Também é preciso confirmar E-mail do declarante e trazer número do CPF dos dependentes (esposa e filhos, inclusive recém-nascidos), informar PIX (chave CPF) e Login e Senha da conta GOV.BR (Conta Prata ou Ouro). A esposa e filhos só entram como dependentes se não tiver trabalho registrado.
Estão obrigadas a declarar as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 (Vinte e Oito Mil, Quinhentos e Cinquenta e Nove e Setenta Centavos) em 2022. Quem não entregar a declaração no prazo estabelecido pagará multa mínima de R$ 165,74 ou valor superior a ser calculado. Já o contribuinte que cair em malha, deverá pagar imposto suplementar e percentual sobre valor lançado pela receita federal.
Quem vai declarar pela primeira vez na APRAM deve providenciar a seguinte documentação: CPF (cópia), Título de Eleitor (cópia), Dados bancários; Comprovante de Endereço; Comprovante de despesas (saúde e educação); Documentos de bens (veículos e imóveis) adquiridos em 2021 com nome e CNPJ da empresa que vendeu; Endereço de imóveis, matrícula, IPTU e data de compra, além do número do Renavam de veículos; Relação dos dependentes, com data de nascimento e CPF; E-Mail; Telefone para contato; Informe de Rendimentos emitido pelas agências bancárias em que possui movimento financeiro; Informe de Rendimentos do Governo do RN, informar matrícula e telefone de contato, PIX (chave CPF) e Login e Senha da conta GOV.BR (Conta Prata ou Ouro).
INFORMAÇÕES: (84) 33162692 ou 988710034 (Segunda a sexta das 07:30 às 12 horas)
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